UPT eduroam
EDUROAM - UPT
Problemas Comuns 

1 - Dificuldades de acesso geral 

Se não conseguir ligar com sucesso à rede eduroam tente novamente ou confirme se colocou a configuração correta. Apague a rede criada e tente novamente.
 
No entanto algum outro impedimento por parte do hardware ou software poderá estar a condicionar a ligação. Veja abaixo alguns dos problemas mais comuns.

Possui placa de rede sem fios (Wireless)?

Se o seu dispositivo não possui uma placa de rede sem fios não poderá fazer qualquer ligação. 

A placa de rede sem fios (Wireless) estará ligada?

Alguns modelos de computador possuem um botão para ligar/desligar a placa no chassis, noutros casos é necessário premir uma combinação de teclas (normalmente FN+F8, podendo variar a tecla F8 para aquela que tiver o símbolo do wireless. Em caso de dúvidas consulte o manual do seu computador). Poderá ainda verificar, caso o dispositivo possua, se os leds indicativos da placa wireless no chassis do computador estão acesos.

A placa de rede sem fios (Wireless) é compatível com WPA2-Enterprise?

Se a placa de rede do seu equipamento não tem capacidade para rede WPA2-Enterprise, não será possível estabelecer a ligação.
 A maioria das placas recentes com a norma IEEE 802.11g/n deverão funcionar, no entanto deverá consultar a documentação do fabricante do seu equipamento.

Verifique a configuração de proxy do navegador de Internet.

Nas opções de proxy do navegador que utiliza, deverá ter as selecções de forma a não ter nenhum proxy configurado. Escolha a opção "Sem Proxy" ou "Detecção automática de Proxy".

O firewall e/ou antivírus que possui pode estar a bloquear a ligação.

Alguns programas de firewall e/ou antivírus bloqueiam o acesso à rede quando são encontradas novas redes. Experimente a desativá-los durante o processo de autenticação.

Verifique as atualizações do sistema operativo.

Procure ter sempre o seu sistema operativo atualizado. No Windows procure ter sempre o último Service Pack. 

Verifique se o computador tem vírus.

Por vezes software malicioso (vírus) impede o acesso à internet. Corra um antivírus e tente novamente.

A minha ligação está sempre a cair ou a força de sinal é muito variável.

São vários os fatores que contribuem para a variação da qualidade de uma ligação Wireless, destacamos os seguintes:

    falha num dos componentes da rede sem fios (sistema de autenticação RADIUS; diretório IPP; problema de rede geral);
    problema no software que acompanha a sua placa de rede (driver);
    má cobertura rádio, por inexistência de um ponto de acesso perto do seu computador ou por excesso de ruído rádio;
    o seu computador está a funcionar em modo de poupança de energia desligando a placa temporariamente.


Para resolver o problema deve proceder da seguinte forma:

    possuir sempre o software (driver) que acompanha a sua placa devidamente atualizado, assim como o próprio sistema operativo;
    usar, sempre que possível, o software da sua placa para configurar o acesso. Deve confirmar se este possui os seguintes requisitos mínimos: suporte da norma  IEEE 802.1x com EAP-TTLS (PAP) e suporte WPA ou WPA2;
    informar o suporte técnico sempre que detetar algum ponto de acesso ou fonte de ruído rádio que aparente ser causa de interferências.


2 - Sistema Operativo Windows

Existem dois identificadores (SSID) para aceder à rede Eduroam, o "eduroam-guest" e o "eduroam".

Máquinas com domínio

Caso a sua máquina contenha certificados pessoais instalados, o processo de autenticação poderá falhar. Esta situação ocorre, pois o sistema operativo tenta autenticar-se com os certificados pessoais, enviando dados errados para o servidor de autenticação fazendo com que, o processo de autenticação falhe. Neste caso, deve proceder à configuração manual da rede eduroam. Para isso deve dirigir-se à página de ConfiguraçõesAlternativas.


Problema com a inserção das credenciais

No sistema operativo Windows 7 poderá ter que inserir as credenciais várias vezes. Esse problema foi detetado e pode ser devido a uma má comunicação entre a máquina e o access point, a timeouts ou até a um problema com o sistema operativo. Caso a sua máquina esteja constantemente a solicitar-lhe as credenciais dirija-se à página de ConfiguraçõesAlternativas e proceda a outro tipo de configuração.

Certificados Pessoais

Caso a sua máquina contenha certificados pessoais instalados, o processo de autenticação poderá falhar. Esta situação ocorre, pois o sistema operativo tenta autenticar-se com os certificados pessoais, enviando dados errados para o servidor de autenticação fazendo com que, o processo de autenticação falhe. Neste caso, deve proceder à configuração manual da rede eduroam. Para isso deve dirigir-se à página de ConfiguraçõesAlternativas.


3 - Sistema Operativo Mac OS 10.5 Leopard

Os sistemas operativos Mac OS 10.5 Leopard têm dificuldades em aceder à rede eduroam, deve fazer as seguintes atualizações:

Mac OS 10.5 Leopard
Mac OS X 10.5.4 Combo Update




3 - Dificuldades de acesso em roaming

O acesso à rede eduroam numa instituição externa à UPT (acesso em roaming) não deve apresentar problemas. Caso exista alguma dificuldade de acesso verifique a disponibilidade do nosso serviço de autenticação no endereço: http://mon.e-u.pt:8080/wm.html. Em último recurso, tente alterar o seu método de acesso à rede.